QUEM SOMOS

Institucionalizada como OSCIP - Organização Social de Interesse Público - a Vivacidade tem como objetivo promover a cidadania a partir da preservação do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto. É gestora do Centro Cultural Cerâmica São Luiz.

NOSSA HISTÓRIA

     Bem-vindos ao Centro Cultural Cerâmica São Luiz! Localizado na Rua Municipal, 32, no encontro entre Via Norte e Rotatória Amir Calil, a Cerâmica São Luiz está onde tudo começou em Ribeirão Preto, na divisa dos bairros mais antigos da cidade: Vila Tibério, Campos Elíseos e Ipiranga.

     Aqui você vai se encontrar com o Patrimônio Cultural da nossa gente. O espaço oferece:

- Biblioteca - com literatura contemporânea, enciclopédias, histórias em quadrinhos e fanzines

- Arquivo Histórico - com documentos e publicações sobre a cidade de Ribeirão Preto

- Discoteca - com um acervo de mais de mil discos de música brasileira e internacional

- Salas multiuso - para aulas, reuniões, ensaios e o que mais sua imaginação precisar

 

    Além disso, o espaço é sede de grupos culturais que desenvolvem ali suas atividades cotidianas, como ensaios, criações e aulas gratuitas. Estes grupos participam da gestão e manutenção do Centro Cultural.

    O Centro Cultural Cerâmica São Luiz foi implementado a partir de um acordo entre Ministério Público e Sociedade Civil Organizada após o Setor Privado cometer o crime de demolir 80% da antiga Cerâmica São Luiz, patrimônio Histórico de Ribeirão Preto fundada em 1948, para a construção de um Hipermercado em 2003. Fundada em 99 com objetivo de promover a cidadania, em 2004 a VivaCidade aceita o desafio de gerir os imóveis que resistiram à demolição como forma de diminuir os danos causados por esse crime irreparável ao Patrimônio Histórico.

 

    Desde então, a Cerâmica São Luiz abriga o CEDEP - Centro de Documentação e Educação Patrimonial - que realiza ações para proteção e valorização do Patrimônio Cultural de Ribeirão Preto. Grupo de pesquisa, programa de estágio, documentação audiovisual e educação patrimonial são algumas das suas atividades.

    Venha com toda a família conhecer o Centro Cultural Cerâmica São Luiz em alguns dos eventos culturais que acontecem aqui como: bate-papos, festas tradicionais, shows de música local, espetáculos de teatro e circo, e a famosa feirinha de artesanato local. Ou ainda venha fazer algum de nossos cursos, ou ler um livro ao pé das figueiras. Nós protegemos nossa história e cuidamos para que as novas gerações também protagonizem os próximos capítulos do desenvolvimento de Ribeirão Preto.

Venha visitar o Centro Cultural Cerâmica São Luiz!